top of page

Prêmio Literário em Homenagem a Carybé na Biblioteca Nacional


Fonte: Acervo ©Instituto Carybé


Uma nova era começa para o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional! Este ano, em uma homenagem ao renomado ilustrador, desenhista e pintor argentino-brasileiro Hector Julio Páride Bernabó, conhecido como Carybé, uma nova categoria será adicionada: "Ilustração". O anúncio emocionante foi feito pelo Ministério da Cultura nesta terça-feira (7), revelando a expansão deste importante reconhecimento literário.


Para Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional, essa adição é uma realização muito esperada:

"Havia uma demanda antiga para uma categoria voltada à ilustração em nossos prêmios literários. É uma grande alegria poder lançá-la, homenageando o grande artista que foi Carybé, por traduzir com sua imensa sensibilidade as partes profundas do nosso país".

Carybé, nascido em Lanús, na Argentina, e radicado no Brasil em 1949, deixou um legado artístico indelével, especialmente na Bahia, onde viveu por quase 50 anos. Sua obra é um retrato vívido das riquezas culturais do país, com influências do candomblé, capoeira e samba. Entre suas criações mais notáveis está o livro de ilustrações "As Sete Portas da Bahia".


O Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, concedido anualmente desde 1994, agora conta com 13 categorias, incluindo "Ilustração" em homenagem a Carybé. Os vencedores de cada categoria recebem um prêmio de R$ 30 mil. O edital para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional será lançado até meados de junho, dando início a uma nova jornada de reconhecimento literário no Brasil.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page